-
Arquitetos: Wiesflecker Architecture; Wiesflecker Architecture
- Área: 4080 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:David Schreyer
Descrição enviada pela equipe de projeto. O colégio é um edifício tradicional, desenhado por Willy Graf de Stuttgart e inaugurado em 1907. Na década de 80 foi ampliado e renovado, de forma perfeitamente integrada ao estilo do edifício existente.
30 anos depois, em 2009, para a nova extensão necessária foi planejado um concurso que o arquiteto Johannes Wiesflcker venceu, ao desenhar um projeto que foi convincente, tanto em seu planejamento urbanístico à estrutura básica do edifício já existente e sua organização especial interna. Claramente diferenciada da edificação existente - como monumento histórico protegido no estilo tradicional do princípio do século 20 - coloca-se uma nova estrutura independente, de forma cônica, onde estão aproximadamente a metade das salas de aula originais. Uma área de entrada foi generosamente desenhada sob a nova construção do edifício existente em forma de U, disposta ao redor de um pátio interior e cria, junto à zona desportiva, um novo desenho que proporciona uma sequência espacial atrativa.
A fachada sudeste consta de uma parede pendurada a 2,5 m a frente da fachada de vidro existente. Este muro é o elemento artístico distintivo do novo edifício. Em colaboração com o artista Karl-Heinz Klopf, foi gerada a "crinkled wall" (parede enrugada), uma estrutura de concreto tridimensional que se desdobra como uma folha de papel a partir da cobertura do edifício.
Nota: Este projeto foi originalmente publicado em 6 Janeiro, 2015